28 agosto 2011

Herbário da Nossa Terra - figos pingo de mel

Hoje a planta que vos apresento vem com água no bico.
É das primeiras plantas a ser referida na Bíblia, pois foi com suas folhas que Adão se "vestiu", após ter tomado consciência de que estava nu.
O figo comestível era cultivado em todas as civilizações do Mediterrâneo na antiguidade, incluindo os povos egípcios, judeus, gregos e romanos. O figo comestível tinha a vantagem de poder ser secado e se manter adequado à alimentação durante meses. Ai que a Feira de Santa Iria está quase aí!
Os frutos da figueira, mais deliciosos e talvez mais comuns na nossa região, são os chamados figos pingo de mel. Esta denominação vem porque quando o fruto está maduro, apresenta uma gotinha viscosa como o mel na extremidade do figo. Estes apresentam casca de cor verde e o seu interior vai da cor rosada à cor creme.
Eu cá, já me deliciei a fazer estas fotografias, e espero que apreciem e partilhem connosco histórias de figos e figueiras.




Figueira em Pinhel e pormenor dos seus frutos

4 comentários:

  1. Como escultora posso partilhar que a madeira usada para os sarcófagos reais era geralmente de figueira. É uma madeira muito leve e macia de trabalhar. Um vizinho aqui da terra ainda partilhou comigo uma outra curiosidade, que é o emprego desta madeira nas socas antigas das senhoras, exactamente por ter a propriedade de ser leve mas ao mesmo tempo resistente para calçado.

    ResponderEliminar
  2. Havia quem esta madeira para fazer algumas alfaias agrícolas como os ancinhos para apanhar a caruma ou ervas.

    ResponderEliminar
  3. Raquel Oliveira2/9/11 20:45

    Com as minhas primas Marques de Oliveira aprendi a secar os figos, em caixas com caruma ao sol sempre guardados do relento e depois de secos polvilhados com farinha. No Inverno sabiam tão bem como as nozes. Saudades dos figos secos das primas Ana e Maria Marques de Oliveira.

    ResponderEliminar